segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Estudo: Deficiência de vitamina D leva ao acúmulo de gorduras, principalmente em crianças

Créditos ao Blog Anti-Nova Ordem Mundial

Estudo Falta de Vitamina D leva ao acumulo de gordura em criancas.


Mais um benefício associado a Vitamina D. Um estudo realizado pela Universidade de Michigan revelou uma ligação entre a deficiência da vitamina D e ganho de peso, sendo que crianças com falta de vitamina D começaram a acumular gordura na cintura.

"A acumulação de gordura abdominal, ou gordura central, pode levar o corpo a ter um formato de maçã do corpo, que é comumente associado a riscos aumentados de diabetes tipo 2, doenças cardíacas e outras condições crônicas na vida adulta", diz o epidemiologista Eduardo Villamor, principal autor do o estudo.

Os pesquisadores recrutaram, em 2006, um grupo de 479 crianças em idade escolar (de 5 até 12 anos) em Bogotá, na Colômbia, e os acompanharam por cerca de 30 meses.

Eles mediram a quantidade de vitamina D no sangue no início do estudo e, em no fim do estudo examinaram a ligação entre os níveis de vitamina D e as mudanças ao longo do tempo em três indicadores de gordura corporal: o índice de massa corporal, a circunferência da cintura e a dobradura de pele subescapular-triciptal.

"Descobrimos que
as crianças com níveis baixos de vitamina D no início do estudo tendem a ganhar peso mais rapidamente do que as crianças com níveis mais altos", disse Villamor.

Ele acrescentou que as crianças com níveis baixos de vitamina D tiveram aumentos mais drásticos nas medidas de adiposidade corporal.

A deficiência de vitamina D também foi associada a um crescimento mais lento na altura entre as meninas, mas não entre os meninos, ele disse.

O documento está disponível este mês no American Journal of Clinical Nutrition.

Quantos mais estudos serão necessários para que as autoridades mostrem responsabilidade e iniciem a distribuição gratuita de Vitamina D para a população como medida preventiva? A deficiência de vitamina D está associada aos mais diversos problemas de saíde: problemas de coração, diabetes, gripe (até mesmo a H1N1), doenças "hereditárias" como cancêr, esclorose múltipla e artrite reumatóide, baixa quantidade de testosterona e falta de memória e Mal de Parkinson, e muitos outros mais.

Fontes relacionadas:
American Journal of Clinical Nutrition.: Vitamin D deficiency and anthropometric indicators of adiposity in school-age children: a prospective study
Med India: Deficiency of Vitamin D Causes Fat Accumulation in Kids

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...