sábado, 8 de agosto de 2009

Campanha estilo nazista exorta americanos incitando a denuncia uns aos outros

Créditos para: Uma Nova Ordem Mundial

Um programa privado de informantes operando nacionalmente nos EUA encoraja americanos a denunciar anonimamente uns aos outros em troca de dinheiro vivo, em um temeroso eco das denúncias nazistas da Alemanha dos anos 30, onde vizinhos iriam dedurar seus vizinhos ao oficial local da Gestapo sobre questões mesquinhas.

A organizacao WeTip aceita denúncias anônimas online ou através de ligacões gratuítas e tem o arrepiante nome "Para uma América mais Segura"em seu website logo abaixo de uma bandeira americana.

Veja o anuncio abaixo:

The image “http://www.prisonplanet.com/images/august2009/060809top2.jpg” cannot be displayed, because it contains errors.

O grupo redireciona as denúncias dadas pelo público às autoridades legais por todo o país, sem fonteiras jurisdicionais.

Em um poster Orweliano sendo colado por todas as cidades americanas como parte de uma campanha que diz "ATIVIDADES ILEGAIS NÃO SERÃO TOLERADAS" e aconselha cidadãos a dedurarem e receber uma recompensa de até $1.000 dólares. Atividades que podem ser deduradas seriam: tráfico de drogas e roubo, mas também exemplos mais vagos como "ameacas e intimidacões" bem como "armas" e "atividades de gangues" são listadas, e também "abuso de criancas".

A presenca de uma "arma" seria em si uma evidência de crime em um país onde os cidadãos tem o direito legal de possuir armas? O seu vizinho vai lhe dedurar se lhe ver colocando um rifle no carro? Que tal "abuso de criancas"? Seu amigável espião local irá informar as autoridades quando lhe ver diciplinando seu filho?

O que mais constitui atividade suspeita? Conforme as orientacões da Seguranca Nacional, comportamento suspeito inclui portar armas, ser politicamente ativo e ter adesivos no para-choque de seu carro.

WeTip também alega em seu material promocional, que tem sido apoiada por ambos presidentes Bush, Bill Clinton e o governador da Clifórnia Arnold Schwarzenegger.

Como o blog "America Pronta Para Recessão" aponta em relacão ao programa WeTip e sua oferta de $1.000 dólares para denunciar outras pessoas, em um ambiente de recessão e desemprego, a tentacão de denunciar pessoas por indiscricões mínimas será demasiado tentador para qualquer um resistir, criando uma enorme acumulação de pequenos delitos relatados por pessoas sem qualquer qualificação para detetive penal, o que levará a perseguição de pessoas inocentes e garantirá que mais crimes reais não sejam resolvidos.

Um comentário:

M disse...

Assim como na época do Macartismo, a palavra "comunista" era usada para designar qualquer inimigo de uma america livre,hoje também deveriam criar um termo que designa qualquer pessoas que esteja "contra" essa américa livre. Então teríamos uma lista negra com inúmeros nomes de pessoas que estariam sujeitas a perderem seus empregos, e terem suas vidas revistadas do avesso, levando, mais tarde, uma estigma de(???).