Vida no subsolo de Marte pode ser possível segundo a ciência

 

No subsolo de Marte pode haver condições para o surgimento de formas de vida, afirmou o subdiretor do Instituto de Pesquisas Espaciais da Academia de Ciências da Rússia, Oleg Korablev, à agência Interfax.

"A superfície do planeta vermelho é pouco apta para vida, mas no subsolo, à pequena profundidade, as condições podem ser completamente aceitáveis", declarou o cientista, que destacou a importância da missão da sonda ExoMars para Marte, que está sendo preparada pela Agência Espacial Européia (ESA).

Em Marte "há um pouco de ozônio, mas a grossura da atmosfera é tão pequena que a radiação solar ultravioleta chega à superfície do planeta quase com toda sua força e, literalmente, a esteriliza", declarou.

Korablev afirmou que em Marte "é necessário cavar, e não apenas cavar um pouco, como fizeram a sonda americana, mas perfurar o solo", missão que a "ExoMars" pode cumprir com sucesso.

Afirmou que o aparelho preparado pela ESA - que se cumprir o calendário previsto poderia partir da Terra com destino a Marte em 2013 - tem uma perfuradora que pode alcançar dois metros de profundidade.

O cientista russo acrescentou que as mostras do subsolo marciano serão examinadas com ajuda de microscópios e, depois, serão queimadas para analisar os gases que forem gerados de sua combustão.

"Trata-se de uma análise voltada à busca de produtos biológicos e plantas de vida biológica", declarou Korablev, que expressou sua confiança de que Rússia terá uma participação ativa na experiência da ESA.

FONTE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro "O poder Secreto" de Armindo Abreu

A verdade oculta sobre a gripe suina (H1N1)

Trump se recusa a descartar ação militar para proteger a Groenlândia e o Canal do Panamá para a segurança nacional dos EUA