quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Grande explosão no Alasca paralisa uma cidade inteira


Tok, Alasca, EUA.

Os oficiais do governo dizem que a explosão ocorrida na segunda-feira pode ter sido por causa de um meteoro, mas será que esta explosão foi ocasionada por um meteoro que caiu do espaço?

O pessoal do governo acredita que um meteoro poderia justificar o que os residentes viram no céu do Alasca perto de Tok na tarde de segunda-feira.

Foi uma tremenda explosão, como se fosse um estrondo sônico. Algumas pessoas foram para rua onde puderam assistir rastros de fumaças descrevendo um caminho totalmente irregular no céu claro.

Kathy Olding estava em sua casa carregando um trenó grande com lenha quando foi surpreendida por uma enorme explosão. No momento em que ela mudou o seu olhar da pilha de madeira coberta para o seu cão, ela percebeu que ele estava perturbado e suas orelhas em pé.

"Pude escutar um tipo de barulho parecido com um trovão," ela contou. "Pensei comigo mesma: seria o fim do mundo?"

Quando ela passou a observar o céu, Olding viu um rastro de fumaça mais estranho ainda.

"Parecia que alguém pegou uma caneta e fez uma nuvem branca se mover de cima para baixo constantemente," explicou Olding.

Vários moradores chamaram a polícia.

A responsável pelas tropas do Estado do Alasca, Diane Kendall recebeu várias chamadas que começaram às 15h: 30min e a maioria delas informavam uma explosão muito alta.

Uma pessoa adulta, que não quis se identificar, disse para Kendall que testemunhou todo o espetáculo que estava ocorrendo naquele dia.

"Ele disse que parecia ser um globo de fogo grande que explodiu, em todos os lugares, e a fumaça se espalhou". Kendall disse que achava que era um meteoro, mas a testemunha afirmou que quando viu a enorme explosão pensou que os extraterrestres tinham pousado no Alasca. Enquanto isso Kendall recebeu mais três telefonemas sobre a explosão e ficou chocada.

As pessoas informaram que escutaram e sentiram uma explosão no ar, mas ninguém disse que escombros estavam caindo do céu, disse o sargento Freddie Wells, que era o oficial de polícia em serviço naquela ocasião.

Respondendo aos relatos, Freddie saiu e deu uma olhada rápida nos relatórios para tomar as devidas providências.

"Parecia uma fumaça muito densa, era como se fosse uma nuvem em pó," disse o sargento.

Temendo algum tipo de acidente aéreo, o sargento Freddie comunicou o fato para a Administração de Aviação Federal em Fairbanks.

"A Administração Federal de Aviação informou que era um meteoro," explicou Freddie.

Kendall também telefonou para Administração Federal de Aviação em Fairbanks e explicou para todos que foi informada que o objeto voador era um meteoro, e que outras pessoas informaram ter visto um fenômeno semelhante ao que tinha ocorrido em Tok na Rodovia Parks.

"A verdade é que a Administração Federal de Aviação não tinha nenhuma informação oficial confirmando que o objeto era mesmo um meteoro," Claudia Hoversten que é a administradora suplente do Alasca da Administração Federal de Aviação esclareceu.

Porém, é fato que telefonemas e relatos de objetos voadores não identificados não são incomuns, ela disse. A Administração Federal de Aviação repassa vários relatos de avistamentos de OVNIs para o Centro Nacional que fica perto de Seattle, finalizou Claudia.

John Chappelow que é um investigador com doutorado no Centro de Computação do Ártico na Universidade do Alasca em Fairbanks disse que o objeto poderia ter sido um meteoro, mas que o som e o estrondo alto e sônico eram atípicos.

"Trata-se de um evento muito raro. É muito difícil de dizer o que foi exatamente. Poderia realmente ter acontecido um estrondo sônico, mas não descartaria a possibilidade de ser um meteoro", disse John.

John também explicou que meteoros e globos de fogo não são muito incomuns de se ver, e enfatizou que o som de um objeto do espaço demoraria em chegar aos ouvidos das pessoas, talvez levasse uns 30 segundos.

"Os objetos do espaço teriam que ser enormes para causar os sons descritos pelas pessoas que vivem em Tok. Acredito que tenha sido um evento raro, mas não desconhecido. Um meteoro que gera um barulho de um estrondo tipo sônico tem que ser pelo menos do tamanho de uma bola de basquetebol," concluiu John.

Várias outras pessoas em Tok também ouviram a explosão. Inclusive vários amigos de Olding, incluindo uma pessoa que vive numa cidade próxima que relatou uma história semelhante.

A maioria das pessoas que observaram o fenômeno gostaria de ter uma palavra oficial do que eles testemunharam. Boatos irão correr pela cidade durante alguns dias, enquanto não sair um relatório oficial explicando se neste dia ocorreu algum teste militar secreto, ou ainda se aconteceu uma explosão de algum satélite ou se até mesmo o fato pode ser atribuído aos visitantes de outro planeta.

"O fato foi altamente incomum para muitos que escutaram a explosão," Olding disse.

Ela também escreveu um e-mail para as autoridades perguntando se alguém sabia o que tinha acontecido, porque toda a população de Tok estava morrendo de curiosidade.

As explicações que o incidente misterioso era um possível meteoro estava soando na realidade como uma tentativa de evitar que as pessoas pensassem que o incidente teria sido ocasionado por extraterrestres.

"Nós estamos procurando o OVNI por aqui," brincou o sargento Freddie Wells.

Chappelow disse que quase todos os meteoros que deixam rastros visíveis na atmosfera não são maiores que uma bola de basquete, e a que maioria deles são tão minúsculos quanto um grão de areia. O brilho dos meteoros vem da velocidade que eles viajam na atmosfera da Terra.

FONTE

Nenhum comentário: