Em seu discurso, Brown insta os países a "fazer os ajustes necessários para um futuro melhor, estabelecendo as novas normas para uma nova ordem mundial", indicou seu gabinete.
Dados oficiais confirmaram na sexta-feira que o Reino Unido está em recessão. Dias antes, o governo havia anunciado um novo plano de resgate bancário para garantir a concessão de créditos no país.
Brown afirma que uma ação global é necessária para uma rápida recuperação da economia. O primeiro-ministro adverte contra aqueles que, sob o argumento da crise, apostam no protecionismo. "Tal como querem alguns, podemos fechar os mercados --de capital, de serviços financeiros, comerciais e de trabalho-- e, assim, reduzir os riscos da globalização", indica.
"Mas", pondera, "isso reduziria o crescimento mundial, nos negaria os benefícios do comércio mundial e mandaria milhões de pessoas para a pobreza."
"Poderíamos ver as ameaças e os desafios que enfrentamos atualmente como o parto difícil de uma nova ordem mundial, e nossa tarefa agora envolve a transição para os benefícios de uma sociedade global em expansão, através de um novo internacionalismo", estima o premiê.
Londres sediará a próxima cúpula do G20, o grupo dos principais países industrializados e emergentes do mundo, no dia 2 de abril.
->Fiquemos de olho nesta data:02/04/2009.Poderemos ter acontecimentos acerca da nova ordem mundial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário