domingo, 30 de novembro de 2008

A relação ópio-CIA-Al Qaeda PARTE 1

Tráfico de ópio do Afeganistão é utilizado para financiar a CIA

“O ópio é uma das fontes principais de acumulação de recursos para a CIA”, afirma o pesquisador canadense Michel Chossudovsky

“Por trás das drogas existem importantes empresas e interesses financeiros e, deste ponto de vista, o controle geopolítico e militar das rotas das drogas é tão estratégico como o dos oleodutos. O ópio é uma das fontes principais de acumulação de recursos para o aparato da CIA, dos serviços de espionagem norte-americanos. A presença militar dos Estados Unidos tem servido para restabelecer, em lugar de erradicar, o tráfico de drogas”, afirma Michel Chossudovsky, professor e pesquisador da Universidade de Ota-wa, do Canadá, em ensaio publicado pelo site Global-research.ca, referindo-se à produção de ópio no Afeganistão.

“Em outras palavras, as agências de inteligência, as grandes corporações, os traficantes de drogas e o crime organizado concorrem pelo controle estratégico das rotas da heroína. Uma grande parte dos bilionários benefícios das drogas é depositada no sistema bancário ocidental, principalmente dos EUA. A maioria dos grandes bancos internacionais e suas filiais nos paraísos fiscais lavam enormes quantidades de narcodólares”, prossegue.

O informe da Agência da ONU recém divulgado destaca que no Afeganistão o cultivo do ópio cresceu assustadoramente, sendo esperado que aumente 59% em 2006. A produção de ópio teve um incremento de 49%, em relação ao de 2005.

Segundo a ONU, em 2006 o Afeganistão fornece cerca de 92% do abastecimento mundial de ópio, do qual se extrai a heroína. “Mas, a organização internacional esquece de dizer que as instituições bancárias e financeiras norte-americanas, junto com o crime organizado, é quem fica com 95% dos recursos gerados por esse contrabando”, expressa Chossudovsky.

DROGAS

“O tráfico de drogas é a terceira mercadoria mundial em geração de dinheiro, depois do petróleo e do tráfico de armas”, revela reportagem do jornal The Independent, citado pela pesquisa.

Provando a gravidade da questão, o artigo do professor canadense mostra que até o FMI, órgão que se dedica a resolver os problemas da circulação do capital especulativo, reconhece que a lavagem de dinheiro a escala mundial pode chegar até um trilhão de dólares ao ano e uma grande parte desse dinheiro está relacionado ao tráfico de drogas.

fonte

Abaixo, um grafico que mostra a produção de ópio desde 1988 (fim da resistência da URSS no afeganistão) até 2003.Depois de 88, quando a Al qaeda assumiu o governo do afeganistao, a produção de ópio saltou de 29% para 71% em 1994 :

http://resistir.info/chossudovsky/imagens/afeganistao_opio_ha.jpg
O que é interessante, é que no ano de 2001 (atentado 11 de setembro), a produção caiu drasticamente, chegando a 8% da produção mundial.Depois da ofensiva americana no afeganistão, esse numero subiu para 74% da produção mundial.Algo está muito errado!

continua...

Nenhum comentário: