segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Bolsas da Ásia fecham em forte queda

As bolsas da Ásia continuaram registrando perdas nesta segunda-feira (6). O mercado de valores da região fechou em forte queda, provavelmente influenciado pela turbulência do sistema financeiro dos Estados Unidos.

O índice Nikkei 225 da Bolsa de Tóquio, no Japão, terminou o pregão em baixa de 4,25%, seu pior desempenho desde 12 de fevereiro de 2004. O indicador ampliado Topix, que reúne todos os valores da primeira sessão, perdeu 48,93 pontos, ficou abaixo da barreira de 1.000 pontos pela primeira vez desde dezembro de 2003, e encerrou o dia em queda de 4,66%.

O índice Kospi da Bolsa de Valores de Seul, na Coréia do Sul, concluiu a sessão no negativo: 4,3%. O indicador Kosdaq perdeu ainda mais: 5,95%. A bolsa de Valores de Xangai também parece estar sem saúde mesmo após quase uma semana de fechamento por causa de um longo feriado, e encerrou o pregão em queda de 5,23%.

Em Hong Kong, o índice referencial Hang Seng terminou em queda de 4,97%. A Bolsa de Taipei perdeu 4,12%, e ainda encerraram no vermelho: Filipinas, com 2,6%; Sydney, 1,3%; e Nova Zelândia, 3,27%.

Coréia do Sul, Japão e China vão discutir a aceleração da criação de um fundo de US$ 80 bilhões para ajudar a proteger a Ásia da turbulência financeira global. O Ministério de Finanças e Estratégia da Coréia do Sul informou que vice-ministros de finanças dos três países vão se encontrar para agilizar essa reserva.

Fonte:g1.globo.com

Nenhum comentário: