quarta-feira, 15 de julho de 2015

Parte 2 - Análise dos simbolismos do filme "De Olhos Bem Fechados" de Stanley Kubrik

Créditos: Blog A Nova Ordem Mundial



A segunda parte desta série de artigos sobre o filme "De Olhos Bem Fechados" terá um olhar mais atento à sociedade secreta da elite descoberta pelo personagem principal do filme, Bill Hartford, e como ela se assemelha a organizações da vida real. Será que Stanley Kubrick estava tentando alertar o mundo sobre a elite oculta e seus modos depravados?

Na primeira parte desta série sobre "De Olhos Bem Fechados", nós analisamos os personagens principais do filme e o mundo simbólico criado por Kubrick em torno deles. Vimos que Bill e Alice Hartford são um casal de classe alta casado que não estava imune às tentações do adultério. Vimos também que o casal estava em contato com o alto escalão de Nova York e e seus modos decadentes - um mundo que fascina Bill, mas que tem um lado obscuro, que é escondido do público. Neste artigo, vou pular direto para a parte mais perturbadora do filme: O ritual da sociedade secreta.

Quando Bill descobre que sua esposa pensou em trai-lo, ele embarca em uma série de estranhos encontros (que vou analisar na terceira e última parte desta série) e mais tarde acaba em uma luxuosa casa em Long Island, onde ele encontra uma grande reunião de indivíduos mascarados participando de um ritual oculto. Visto que ele nunca foi iniciado nessa sociedade secreta, Bill nem deveria saber que ela existia, e muito menos ser testemunha de uma de suas "reuniões". Então, como ele descobriu sobre isso? Bem, um passarinho disse-lhe.



Nick Nightingale 

Em um momento durante sua estranha noite, Bill encontra seu velho amigo Nick Nightingale em um jazz café. O pianista profissional revela a Bill que ele às vezes é contratado por pessoas misteriosas para tocar, com os olhos vendados, durante as festas misteriosas que estão cheias de mulheres bonitas. Essa informação tentadora intriga Bill ao mais alto grau, porque, desde a sua conversa com sua esposa, ele parece estar à procura de algum tipo de... experiência. Nick finalmente faz um grande erro e concorda em fornecer Bill todas as informações necessárias para acessar o local.

Um nightingale (rouxinol) é um tipo de pássaro que é conhecido por cantar na noite, assim como Nick Nightingale "canta" informação secreta no início da noite fatídica de Bill.

A senha para entrar no ritual é "Fidelio", que significa "fidelidade", tema principal do filme. Mais importante ainda, como assinala Nightingale, "Fidelio" é o nome de uma ópera escrita por Beethoven sobre uma mulher que se sacrifica para libertar seu marido da morte como um prisioneiro político. Essa senha realmente prenuncia o que vai acontecer durante esse ritual.

Depois de obter os detalhes de Nightingale, Bill aluga uma fantasia em uma loja chamada "Rainbow" (mais sobre a loja no próximo artigo)... e então começa a ir para Somerton, a propriedade onde a festa está sendo realizada.

A Elite Oculta


O ritual oculto ocorre em Somerton, em Long Island. O prédio usado para filmar a cena do lado de fora é Mentmore Towers no Reino Unido


O local escolhido para filmar as cenas da elite é bastante interessante. Mentmore Towers foi construída no século 19 como uma casa de campo por um membro da família de elite mais importante e poderosa do mundo: Os Rothschilds. Ao selecionar essa localização, estava Kubrick tentando mostrar ao seu público o equivalente no "mundo real" da ultra-elite mostrada no filme? Aliás, o nome da ligação de Bill com a elite, Victor Ziegler, é de origem judaico-alemã, como Rothschild.

Tem sido documentado que o Rothschilds realmente participam de eventos mascarados muito semelhantes aos apresentados em "De Olhos Bem Fechados". Aqui estão imagens raras tiradas de uma festa de 1972 dada por Marie-Hélène de Rothschild.

A Baronesa Marie-Hélène de Rothschild e o Baron Alexis de Redé em uma festa de 1972. Os convites foram impressos em escrita invertida. É de se pensar se esta festa "degenerou" em algo parecido com o que é mostrado em "De Olhos Bem Fechados"

No filme, quando Bill entra na mansão, ele se mistura com uma multidão de pessoas mascaradas em silêncio observando o ritual. Uma dessas pessoas parecem reconhecer instantaneamente Bill (ou o fato de ele não pertencer ali).

Um casal usando máscaras venezianas (mais especificamente "bobo da corte mulher" e máscaras "bauta") vira lentamente em direção a Bill e acena de um jeito assustador. Será Ziegler e sua esposa? Talvez. Kubrick gosta de manter as coisas misteriosas

Máscaras venezianas foram originalmente usadas durante o Renascimento italiano em Veneza e eram um jeito para a poderosa elite do tempo entrar em imoralidades, sem represálias.

"Embora a origem exata da tradição de máscaras não pode ser conhecida com certeza, a teoria prevalecente é algo como isto: o início no Renascimento italiano, Veneza era um império comerciante extremamente rico e poderoso. Sua posição sobre o mar Mediterrâneo abriu-se a uma miríade de oportunidades de negócios em toda a Europa, Norte da África e Ásia Menor, e sua poderosa marinha permitiu exercer a força militar necessária para defender a sua vasta riqueza. Em uma cidade-estado tão próspera, já era de se esperar que a sociedade veneziana fosse obcecada por classe e rigidamente estratificada. A reputação de um indivíduo era extremamente importante para a percepção de sua ou toda a sua família, e assim, naturalmente, a pressão para agir de acordo com os morais sociais que regem a sua posição social era imensa e sufocante. Os venezianos, diz a teoria, adotaram a prática de usar máscaras e outros disfarces durante a época de Carnaval como uma maneira de suspender a ordem social rígida. Sob o manto do anonimato, os cidadãos de Veneza poderiam afrouxar suas inibições sem medo de represálias. Máscaras ganharam tanta popularidade que os mascherari (fabricantes de máscaras) tornaram-se uma guilda venerada na sociedade veneziana. No entanto, enquanto a palavra do famoso Carnaval Veneziano se espalhava, mais e mais pessoas de fora se reuniram para a cidade todos os anos para participar das festividades. As celebrações do Carnaval tornaram-se cada vez mais caóticas e profanas com o passar dos anos, até o seu declínio no século 18". 
- Geoffrey Stanton, Guide to Venetian Carnival Masks

Desde então, as máscaras venezianas têm sido usados ​​em círculos de elite e têm se tornado um símbolo de sua filosofia oculta escura. Até a família real britânica parece desfrutar do mesmo tipo de máscaras e eventos.

Príncipe Charles e a duquesa Camilla em Clarence House com máscaras bauta

Esse evento Real especial mostrou mulheres mascaradas que não estavam tão vestidas como as do ritual em "De Olhos Bem Fechados".

Modelos na festa com a presença da Família Real

Parece evidente que Kubrick cuidadosamente selecionou a localização da propriedade dos Rothschilds e escolheu a dedo as máscaras usadas pelos participantes do ritual, ecoando as famílias e os eventos da vida real.

Cenário do Ritual

Quando Bill entra em Somerton, tudo no filme muda. Não há mais luzes de Natal coloridas e decorações brega. Ao invés do bate-papo incessante entre as pessoas carentes, agora é só a imobilidade e o silêncio.

Olhando diretamente para a câmera (e para os espectadores do cinema), as máscaras assustadoras são lembretes silenciosos e ainda preocupantes mostrando as "verdadeiras faces" da elite. Note que a máscara multifacetada do lado esquerdo é semelhante à usada na festa dos Rothschilds mostrada acima

A música no filme também muda drasticamente. A música ouvida no fundo é chamada de "Backwards Priest" e apresenta um Liturgia Ortodoxa Romena Divina tocada de trás para frente. A reversão ou inversão de objetos sagrados é típico da magia negra e rituais satânicos. Por ter essa liturgia cristã tocada para trás, bem antes da fornicação generalizada, será uma maneira de Kubrik de afirmar que a elite não é nada menos do que satânica?

Aqui vemos Nick Nightingale tocando a música "Backwards Priest", que significa que as pessoas no ritual realmente ouvem a música e que a coisa toda é coreografada para ela. Nightindale está com os olhos vendados, porque o "profano" não pode testemunhar os rituais ocultistas da elite

As cenas internas da festa foram feitas em Elveden Hall, uma casa privada no Reino Unido projetada para parecer um palácio indiano. Quando as "festividades" começam, uma música Tamil chamada "Migração" toca ao fundo, contribuindo para a atmosfera sul-asiática (a versão original da canção continha uma recitação bíblica real do Bhagavad Gita, mas o canto foi removido na versão final do filme). Essa atmosfera indiana peculiar, combinada com as cenas lascivas testemunhadas por Bill enquanto ele anda ao redor da casa, em última análise aponta para o mais importante, e no entanto a parte mais oculta do filme: Tantra Yoga e seus derivados do ocultismo ocidental, Magia Sexual (Sex Magick). Esse último conceito foi "importado" pelo ocultista britânico Aleister Crowley e está agora no centro dos ensinamentos de várias sociedades secretas:

As conexões de Aleister Crowley com Yoga e Tantra indiano foram consideráveis e complexas. Crowley teve exposição direta a algumas formas dessas práticas e estava familiarizado com a literatura contemporânea dos assuntos, escreveu extensivamente sobre eles, e - o que é talvez o mais importante - ele praticou. Em sua avaliação do valor do Tantra, ele estava à frente de seu tempo, que habitualmente considerava o Tantra uma forma de hinduísmo degenerada. Em vez disso, ele afirmou que, "por mais paradoxal que possa parecer, os tântricos são, na realidade, os mais avançados dos hindus". A influência de Crowley em trazer tradições esotéricas orientais, principalmente indígenas, para o Oeste se estende também à sua incorporação dos elementos de Yoga e Tantra na estrutura e programa de duas ordens mágicas influentes, a A.: A.:. e a OTO.
- Martin P. Starr, Aleister Crowley and Western Esotericism

A citação acima estipula que os conceitos tântricos foram incorporados em duas sociedades secretas importantes: A.: A.: e a OTO (Ordo Templi Orientis). A OTO é ainda extremamente influente nos círculos da elite e atinge os mais altos níveis da política, negócios e até mesmo a indústria do entretenimento. No cerne destas ordens há a Thelema, uma filosofia criada por Aleister Crowley, que ele resumiu com o ditado "Faça o que tu queres". Esse ditado é realmente uma tradução de "Fais ce que tu voudras", o lema de uma sociedade secreta do século 18, a famosa Hellfire Club.

Hellfire Clubs foi dito ser locais de encontro de "pessoas de qualidade" que desejavam tomar parte em atos imorais, e os membros muitas vezes eram envolvidos na política". De acordo com uma série de fontes, suas atividades incluíam cerimônias religiosas de zombaria, adoração ao diabo e rituais ocultistas. Embora os detalhes sejam vagos em relação a esse clube de elite, eles eram conhecidos pela realização de ritos satânicos elementares como um prelúdio para as suas noites de prostituição. Esses atos não foram, contudo, apenas "por diversão" ou para "chocar as pessoas", como algumas fontes podem alegar. Os membros eram iniciados nos mistérios ocultos e seus rituais eram baseados em antigos ritos que envolviam invocações e outras formas de magia negra.

Em suma, embora Kubrick nunca realmente tenha nomeado a sociedade secreta infiltrada por Bill, há indícios suficientes para compreender que tipo de clube que ele está se referindo. Mais importante, ele está dizendo a seus espectadores: ainda existem essas sociedades... e elas estão mais poderosas do que nunca.

O Ritual e Seus Participantes

O ritual começa com o Sumo Sacerdote, vestido de vermelho, realizando uma rotina cerimonial. Ele está no centro de um "círculo mágico", formado por mulheres jovens que são muito provavelmente escravas Beta sex-kitten. Mais tarde, quando Bill é desmascarado, outro círculo mágico é formado.

Círculos mágicos é o conceito usado em ritual de magia durante invocações. A colocação das pessoas nessa cena lembra círculos mágicos. Direita: Um círculo mágico como retratado em um antigo grimório

A última cena do filme se passa em uma loja de brinquedos - um lugar cheio de itens altamente simbólicos (mais sobre isso no próximo artigo). Aqui, Helena Hartford caminha perto de um brinquedo chamado "Círculos Mágicos" - mostrando que os caminhos ocultosda elite infiltram-se através da cultura popular, mas não são notados por aqueles que têm os olhos bem fechados

Amanda

No início do ritual, uma das escravas Beta vai até Bill e exorta-o a sair de casa antes que ele seja pego. Nós finalmente entendemos que era Amanda, a garota que estava desmaiada no banheiro de Ziegler. Quando Bill é pego e é (literalmente) desmascarado pelo Sumo Sacerdote, Amanda aparece na varanda de uma forma muito dramática e diz ao Sumo Sacerdote que quer "redimi-lo", em um tom que se aproxima ao drama ritualístico. O sacerdote, em seguida, responde: "Tem certeza que você entende o que está tomando sobre si mesma fazendo isso?" Isso significa que ela vai ser abusada repetidamente e, em seguida, sacrificada.

No dia seguinte, Bill descobre o verdadeiro poder dessa sociedade secreta.

Bill descobre no jornal que Amanda foi encontrada morta em um quarto de hotel devido a uma overdose. A maneira em que esse assassinato ritualístico é disfarçado como uma overdose é muito semelhante às muitas mortes ritualísticas de celebridades, disfarçadas de overdoses, que ocorrem na vida real

Olhando bem na imagem e na verdade lendo o artigo acima sobre Amanda, ficamos sabendo detalhes importantes sobre o passado dela (clássica integração de um sub-enredo oculto por Kubrick). Para aqueles "conscientes", o artigo descreve perfeitamente a vida de uma escrava de programação Beta da indústria do entretenimento (ou seja, Marilyn Monroe). Nós realmente ficamos sabendo que Amanda era "emocionalmente perturbada" quando era uma adolescente e passou por "tratamentos" (uma palavra de código para programação MK talvez?). Ela tinha "amigos importantes no mundo da moda e do entretenimento", e ela teve um "affair" com um designer de moda poderoso que ficou "impressionado por suas performances particulares, individuais e sedutoras" (comportamento típico de uma Beta kitten). O que o artigo porém convenientemente não menciona é que ela estava vendendo seu corpo para pessoas da elite e sendo usada em seus rituais de ocultismo.

Como é o caso das sex-kitten Beta que já estão "falhando", ela foi eliminada pelas pessoas que controlavam sua vida. O artigo afirma que ela foi vista pela última vez sendo escoltada para seu quarto de hotel por dois homens e que ela estava "rindo" (drogada e dissociada?). Como os sacrifícios da elite na "vida real", "overdose" é citada como a causa de sua morte.

O Sumo Sacerdote


Envolto em vermelho, o Sumo Sacerdote se senta em um trono que possui um símbolo muito importante: A águia de duas cabeças com uma coroa em cima

A águia de duas cabeças é um dos símbolos mais antigos e proeminentes da Maçonaria. A águia de cabeça dupla coroada é representativa do grau 33 da Maçonaria, o mais alto grau possível. Kubrick está dizendo que o Sumo Sacerdote é um maçom grau 33? 

Como outros participantes do ritual, a verdadeira identidade do Sumo Sacerdote nunca é revelada. No entanto, Kubrick deixou algumas pistas insinuando a sua identidade e sua relação com Amanda.

Nos créditos finais do filme (e fontes como IMDB), é listado que o papel do sumo sacerdote foi feito pelo "assistente de direção" do filme, Leon Vitali. Se alguém ler atentamente a reportagem mencionada acima, Leon Vitali é o nome do designer de moda de Londres com quem Amanda teve um "affair". Além disso, o Sumo Sacerdote tem um sotaque britânico inconfundível. Podemos, portanto, deduzir que o Sumo Sacerdote é o designer de moda.

Trecho do artigo mencionando Leon Vitali

Essa subtrama escondida é interessante, pois revela a verdadeira natureza da indústria da moda e entretenimento. Indivíduos de alto escalão nessas áreas são iniciados em sociedades secretas ocultistas e lidam com os escravos MK.

O Poder da Sociedade Secreta 

Quando Bill é descoberto pelo Sumo Sacerdote, ele é dito que ele e sua família pagaria por qualquer transgressão. No dia seguinte, ele percebe que está sendo seguido por pessoas estranhas e fica paranóico.

A manchete deste jornal é "Sorte por estar vivo". Isso se aplica a Bill

Logo após Bill deixar o necrotério para confirmar que Amanda morreu, Ziegler o chama e o convida para sair.

Acontecendo na sala de jogos de Ziegler, o vai-e-vem entre os dois homens é mais intenso do que qualquer jogo de bilhar

Embora Bill seja um médico rico, ele não faz parte da elite. A atitude de Ziegler com Bill deixa muito claro. Enquanto Ziegler parece querer ser honesto e direto com Bill, percebemos que ele está simplesmente tentando esconder a verdade horrível. Afinal, Bill é uma "pessoa de fora". Ele diz a Bill:

"Eu não acho que você percebeu que tipo de problemas você se meteu na noite passada. Quem você acha que essas pessoas eram? Aquelas não eram apenas pessoas comuns lá. Se eu lhe dissesse seus nomes - eu não vou te dizer os seus nomes - mas se eu o fizesse, eu não acho que você ia dormir tão bem".

Portanto Ziegler admite que as pessoas que frequentam o ritual eram pessoas de alto nível, conhecidas e poderosas. Kubrick está, portanto, deixando claro que os mais ricos, mais poderosos decisores do "mundo real" encontram-se nesses tipos de rituais... e que esses rituais estão fora dos limites para o profano.

Quando Bill menciona Amanda, Ziegler fica mais defensivo e responde: "Ela era uma prostituta" - o que significa que ela era uma escrava Beta que poderia ser facilmente eliminada. Então Ziegler diz a Bill que tudo o que aconteceu no ritual era uma farsa para assustá-lo, Bill responde:

"Você chama isso de uma farsa. Você se importa em me dizer que tipo de farsa termina com alguém acabando morto?"

Isso destaca a diferença fundamental entre a percepção do público de rituais de ocultismo e o que realmente acontece. Pessoas comuns são levadas a acreditar que esses rituais de elite não são nada mais do que reuniões patetas de pessoas com muito tempo em suas mãos. Na realidade, esses rituais elaborados muitas vezes incorporam tentativas reais de Magia Negra e incluem sacrifícios de sangue reais e outros atos terríveis.

Então Ziegler passa a contar a Bill a mesma coisa que a mídia diz para as massas quando alguém é sacrificado pela elite: Ela teve uma overdose, ela era uma drogada, era apenas uma questão de tempo, e a polícia não viu qualquer crime.

Conclusão da Parte II 

A segunda parte desta análise focou exclusivamente na sociedade secreta anônima que Bill se depara e seu ritual. Embora nada seja explicitamente enunciado para os telespectadores, o simbolismo, as pistas visuais e até mesmo a música de "De Olhos Bem Fechados" revela um lado oculto da elite que raramente é mostrado para as massas.O filme não apenas retrata os mais ricos e poderosos povos do mundo participando de rituais de ocultismo, mas também mostra como esse círculo tem também o poder de explorar escravos, para perseguir as pessoas, e até mesmo sair inocente com assassinatos de sacrifício. Ainda pior, a mídia de massa participa cobrindo seus crimes.

A sociedade secreta no filme se assemelha à famosa Hellfire Club, onde as figuras proeminentes políticas reuniam-se para participar em festas satânicas elaboradas. Hoje, a OTO e as sociedades secretas semelhantes ainda participam em rituais que envolvem a energia física, visto que é como uma forma de atingir um estado de iluminação. Esse conceito, tomado do yoga tântrico, é o cerne das sociedades secretas modernas e poderosas. Embora nada disso seja realmente mencionado em "De Olhos Bem Fechados", todo o filme pode ser interpretado como uma grande jornada "mágica", que se caracteriza por um vai-e-vem entre forças opostas: a vida e a morte, luxúria e dor, masculino e feminino, luz e escuridão, e assim por diante... terminando em um grande momento orgasmico da iluminação. Esse aspecto do filme, junto com outros detalhes ocultos, serão analisados ​​na terceira e última parte desta série de artigos sobre "De Olhos Bem Fechados"

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