Tradução: Blog Wake Up!
Autor: Aurora Geib
A importância da vitamina D é bem conhecida. Já em 1930, os médicos reconheceram pela primeira vez a ligação entre deficiência de vitamina D e a doença esquelética chamada raquitismo. Raquitismo provoca um enfraquecimento dos ossos e dentes. Mesmo que a dieta de alguém tenha níveis adequados de cálcio, sem suficiente vitamina D para controlar adequadamente os níveis de cálcio e fosfato na corrente sanguínea, a desmineralização dos ossos pode ocorrer. Os sintomas do raquitismo incluem pernas curvadas, dor óssea, problemas dentários, um alargamento dos pulsos, fraturas ósseas freqüentes e deformidades do crânio.
Como o raquitismo raramente é visto em países do primeiro mundo, é fácil pensar que as deficiências de vitamina D são uma coisa do passado. No entanto, uma nova pesquisa lançou luz sobre outros sintomas, mais sutis, de uma deficiência de vitamina D. Muitas doenças que, à primeira vista, parecem totalmente alheias a algo tão fisicamente óbvio como raquitismo, pode ter suas raízes em uma falta de vitamina D.
O que é vitamina D?
O termo vitamina D, de acordo com o site da Mayo Clinic's Drugs and Supplements (1), na verdade refere-se a várias formas diferentes da vitamina, incluindo D2, que vem da nossa dieta, e D3, que é fabricada pela nossa pele quando exposto à luz solar. O principal objetivo da vitamina D no corpo é regular os níveis sanguíneos de cálcio e fósforo.
A vitamina sol?
É realmente difícil obter bastante vitamina D de uma dieta normal. É encontrado na maior concentração em peixes gordos como atum, cavala e salmão. Alguns cogumelos também possuem altos níveis de vitamina D, porém seu nível de vitamina realmente aumenta quando somos expostos à luz ultravioleta.
Enquanto a nossa pele fabrica parte da vitamina D que precisamos diariamente, a exposição ao sol por si só normalmente não é suficiente. Fatores como a época do ano, o ângulo do sol, cobertura de nuvens, níveis de poluição e até mesmo o uso de protetor solar podem limitar a quantidade de vitamina D feita por nossa pele.
Sintomas de deficiência de vitamina D explicados: os primeiros 9 sinais de alertaAlgumas pessoas que têm uma deficiência de vitamina D não apresentam sintomas imediatos. Aqueles que têm sintomas podem experimentar sono agitado, cãibras musculares, fadiga geral, dor nas articulações, dor muscular ou fraqueza, incapacidade de se concentrar, dores de cabeça, constipação ou diarreia e problemas de bexiga. Aqui estão nove outras condições médicas graves que têm sido associadas a uma deficiência de vitamina D:
1) Asma - Suplementação de Vitamina D em 1.200 UI diariamente tem demonstrado diminuir os ataques de asma e reduzir a sua gravidade.
2) Depressão - As deficiências de vitamina D têm sido associadas à depressão e outras doenças psiquiátricas. Mesmo uma mulher recebendo vitamina D suficiente durante a gravidez demonstrou diminuir as chances de que seu filho irá desenvolver a doença mental mais tarde na vida.
3) Doença cardíaca - Um artigo publicado em Molecular Nutrition & Food Research (2) relata que a doença cardiovascular é muito mais comum em pessoas deficientes em vitamina D. Algumas crianças, de acordo com o artigo, com insuficiência cardíaca grave também responderam bem ao tratamento com vitamina D.
4) Pressão arterial elevada - A pressão arterial elevada tem sido associada a deficiências de cálcio, magnésio, potássio e vitamina D.
5) Artrite Reumatóide - É uma doença devastadora que causa inflamação sistêmica, dor intensa e lesões articulares. Estudos têm demonstrado que a vitamina D pode aliviar a dor e rigidez associada a artrite reumatoide.
6) Esclerose múltipla - Estudos têm demonstrado que a geografia importa quando se trata de probabilidades de contrair esclerose múltipla. Quanto mais longe do equador você vive - e quanto menos exposição ao sol você obtém - mais provável é que você desenvolva a doença. Isto sugere uma forte ligação entre Esclerose múltipla e vitamina D.
7) Câncer - Vários tipos diferentes de câncer têm sido associados a deficiências de vitamina D, incluindo câncer de mama, câncer de próstata e câncer de cólon. A ligação causal é tão forte, de fato, que a Clínica Mayo (3) lista separada níveis de dosagem recomendada da vitamina para a prevenção do câncer e tratamento do câncer de próstata.
8) Doença periodontal - Esta inflamação das gengivas pode causar dor, sangramento e perda de dentes. A vitamina D ajuda na formação de defensinas e catelicidinas que, por sua vez, podem diminuir o número de bactérias nocivas na boca.
9) Diabetes - um artigo dos alimentos os mais saudáveis do mundo (4) alista o controle pobre do açúcar de sangue como um sintoma da deficiência da vitamina D. Isso, por sua vez, pode aumentar o risco de desenvolver diabetes.
Fonte: Natural News - Vitamin D deficiency symptoms explained: the top 9 warning signs
Nenhum comentário:
Postar um comentário