quinta-feira, 13 de abril de 2017

Líder Iraquiano do EI é Preso na Alemanha Após Ataque contra o Time do Borussia Dortmund

Tradução: Wake Up!
Autor: RT, 13 de Abril de 2017


Iraqi ISIS Leader Arrested In German Team Bus Bombing Investigation

Um suspeito detido por ter conexão com o ataque à bomba do ônibus do Borussia Dortmund veio para a Alemanha do Iraque, onde supostamente liderou uma unidade do Estado Islâmico responsável por numerosos sequestros e assassinatos, disse a Procuradoria Federal.
O Ministério Público Federal (GBA) disse na quinta-feira que emitiu um mandado de prisão contra um cidadão iraquiano de 26 anos, identificado como Abdul Beset A., por suspeita de ter ligações com o Estado Islâmico (EI, anteriormente ISIS / ISIL).

O suspeito foi detido anteriormente em conexão com o bombardeio de um ônibus que transportava a equipe de futebol do Borussia Dortmund para um jogo da Liga dos Campeões frente ao AS Monaco. A declaração do GBA afirmou que os investigadores até agora não produziram "nenhuma evidência" do envolvimento direto do suspeito no ataque.

No entanto, é fortemente suspeito que Abdul Beset A. se juntou ao EI no final de 2014 no Iraque. Mais tarde, liderou uma unidade de 10 militantes cuja tarefa era "preparar e executar sequestros, extorsões e assassinatos".

Em março de 2015, viajou para a Turquia e depois chegou à Alemanha no início de 2016, disse o GBA. O suspeito manteve contato com o EI, mesmo dentro da Alemanha, acrescentou.

A explosão do ônibus de terça-feira envolveu três explosivos ocultos em uma cerca e disparado remotamente quando o veículo saiu do hotel do Borussia Dortmund e foi para o estádio a 10 quilômetros (6 milhas) de distância. Um dos jogadores da equipe foi ferido com a explosão que quebrou as janelas na parte de trás do ônibus.

A investigação indicou que a equipe tinha sido deliberadamente alvo de bombas de tubo embalado com conteúdo de metal afiado. O Ministério Público classificou o incidente como um ataque terrorista.

Nenhum comentário: