segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Quando haverá mais crises financeiras?

Créditos de: Resistir.info
por Juan Torres López

Os liberais costumam falar sempre de forma clara, afirmado que as políticas que defendem são mais eficazes e proporcionam maior estabilidade às economias. Mas nada mais falso. Onde predominou a liberalização, a falta de normas e de controles, os mercados "livres" que eles defendem mas que na realidade são escravos dos oligopólios, houve sempre mais instabilidade e crise.

As políticas liberais favorecem os bancos e os capitais, mas não a economia no seu conjunto e além disso provocam perturbações contínuas. Os dois gráficos a seguir são uma boa prova disso. O primeiro mostra como houve mais crises quando predominaram as políticas liberais, nos anos trinta e a partir dos oitenta do século XX. E o segundo gráfico mostra como há uma claríssima correlação entre a maior mobilidade do capital e as crises bancárias.

A conclusão é simples: se continuarem a adoptar políticas liberais as crises financeiras voltarão, e fa-lo-ão cada vez com mais força destrutiva. Os gráficos foram obtidos de Carmen M. Reinhart e Kenneth S. Rogoff, “Banking Crises: An EqualOpportunity Menace” National Bureau of Economic Research Working Paper 14587 (2008).

Gráfico 1.

Gráfico 2.

Nenhum comentário: